Pilates - Maratona fitness - rumo aos 57 kilos



Oie meninas e meninos, tudo bem?


Hoje é dia de maratona fitness!!! E para começar vamos falar sobre o Pilates. 








Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates .

Os movimentos são aparentemente suaves mas proporcionan o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, também melhora a coordenação motora e a mobilidade articular proporcionando relaxamento. Outra proposta do Pilates é aumentar a autoestima pois melhora e muito a saúde física e mental dos que praticam regularmente. Ao trabalhar muito a respiração, contração abdominal e equilíbrio,em movimentos controlados, ajuda na função mental e na habilidade de auto conhecimento e capacidade física.


Mas que modalidade é essa : Pilates?

Bati um super papo com minha professora de Pilates , Fernanda Real, vamos ver o que ela diz sobre o assunto:

BS.: O que é o Pilates propriamente dito?
FR.:O Pilates é uma modalidade esportiva desenvolvida por Joseph Pilates no ano de 1920.
A prática da atividade visa trabalhar a musculatura de forma leve, com poucas repetições, através da respiração, concentração e controle.

BS.: Dá para emagrecer com o Pilates? Quantas calorias são perdidas com a modalidade?
FR.:Dá sim! Uma aluna inciante pode perder até 190 calorias em uma aula. E uma aluna avançada até 270.
Porém, depende muito da intensidade da aula dada pelo professor. Exitem aulas mais "pesadas" que pode-se perder até 420 calórias em 60 minutos.Sendo pilates solo (bola, trx ( suspensão), fita elástica, etc..) ou pilates aparelhos.


BS.: Qual tempo ideal para a prática semanal de Pilates para se obter benefícios visíveis?
FR.: À partir das primeiras aulas, já podemos identificar variadas melhorias. Como o alívio do estresse, melhora da respiração e o auto controle, além de melhorar e ajustar a postura.

BS.: Há contra indicação?
FR.:É contraindicado para pessoas com problemas cardíacos, machucado exposto (aberto), pós parto, ou sem recomendação médica.

BS.: A partir de qual idade podemos iniciar o Pilates?
FR.:O criador do Pilates (Joseph Pilates), só aceitava em seu estúdio crianças acima de 12 anos, pois, acreditava que crianças mais novas não continham maturidade e concentração para a aula.
Porém, nos dias de hoje percebemos que o Pilates é benéfico para todas as idades. Alguns exercícios avançados podem exigir muita energia e habilidade, mas, pode ser adaptado e modificado para a necessidade de cada pessoa.

BS.: Quais exercícios são mais indicados ou que não podem faltar nas aulas?
FR.Abdômen: Deite-se e deixe o corpo completamente estendido, com as pernas retas e os braços acima da cabeça. Inspire e eleve lentamente as mãos, os braços, os ombros, a cabeça e todo o tronco, até conseguir se sentar. Se achar muito difícil, deite-se com os joelhos flexionados e os braços do lado do tronco e levante o tronco lentamente, até se aproximar dos joelhos.

Objetivo: Fortalecimento do core (abdômen, costas e glúteos).


Tesoura: Deite-se e estenda as duas pernas em direção ao teto. Suba o tronco, a cabeça e as mãos, para tensionar o abdômen, e, com as pernas sempre estendidas, imite o movimento de uma tesoura vertical. Se sentir dificuldade, coloque as mãos na nuca para apoiar a cabeça. Faça um ciclo de respiração durante cada abrir e fechar de pernas (um ciclo de respiração equivale a inspirar e expirar).
Faça oito ciclos de respiração.


Objetivo: Fortalecimento dos glúteos, da lombar, do abdômen, do posterior da coxa e um pouco dos músculos paravertebrais.

Prancha frontal: De bruços, você tem que apoiar os cotovelos e o antebraço no chão e deixá-los alinhados aos ombros. Com as pontas dos pés apoiadas no chão, alinhe-os com os cotovelos.

Objetivo: fortalecimento e definição dos músculos abdominais, das costas e ombros, além de ser ótimo para melhorar a postura.

Prancha lateral: De lado, deixe as pernas unidas e os joelhos um pouco flexionados, apoie o cotovelo e o antebraço no chão e alinhe o cotovelo com o ombro, a mão livre apoie na cintura e eleve os quadris, apenas o cotovelo e o antebraço e a lateral do pé devem ficar apoiados no chão, com o corpo alinhado, contraia o abdômen.

Objetivo: fortalecimento nos músculos oblíquos (mais laterais) e no músculo quadrado lombar, que fica localizado na parte posterior do abdômen.


BS.: Quantas vezes na semana é indicado a prática do Pilates?
FR.: Quem já faz alguma atividade física durante a semana o ideal é praticar o pilates 2x por semana. E caso, não faça nenhuma atividade física pode-se fazer todos os dias.

Até porque o Pilates tem poucas repetições e não exige fadiga muscular a ponto de ser necessário um longo período de descanso.

BS.: E quanto ao psicológico, quais são os benefícios?
FR.: Relaxamento e concentração. 


BS.: Sinto muito sono e vontade de fazer "xixi" logo depois das aulas, é normal?
FR.: Sim, é normal. Pois, na aula trabalhamos muito a região do core (abdômen) e a região pélvica.


"Através das aulas de pilates, o aluno pode trabalhar dando ênfase à musculatura de sustentação: abdômen, lombar, glúteos e toda região pélvica, especialmente o períneo (área entre o ânus e a uretra). “O pilates é a única atividade completa quando se pensa em fortalecer todos esses grupos musculares associados de forma não invasiva. Essa atividade aumenta a consciência corporal e muscular, e todos os exercícios são associados com respiração e controle abdominal”." - Esse trecho foi de um estudo feito pelo fisioterapeuta Bruno Andrade Costa - O cara é um ótimo profissional. Obrigada Fernanda. Informações importantíssimas para quem quer iniciar uma atividade física. 

Alguns exercícios para vocês se inspirarem:


pilates alongamento - belanaselfie

pilates bola - belanaselfie

pilates bola cinza - belanaselfie

pilates elastico - belanaselfie

pilates prancha - belanaselfie

E vocês? Gostaram da matéria de hoje?  A próxima matéria da maratona fitness será a ginástica aeróbica! Mas se quiser ver o inicio dessa matéria é só acessar Maratona Fitness rumo aos 57 kilos.

Se você já fez sua avaliação médica e foi indicada para essa modalidade fitness, que tal começar essa semana?


Beijos meus amores e até a próxima!



8 comentários

  1. Gostei, já estava pensando em fazer, agora estou mais decidida.
    www.nayanemartins.com

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  2. Sou apaixonada por Pilates. No momento estou parada mas, foi o único exercicio que gostei de praticar.
    Amei seu post.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

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  3. Pilates é vida!!! Mais nada a declarar

    Fica firme nas aulas!!!

    Ótima matéria!!!

    www.lachicaloca.com.br

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  4. Eu simplesmente amo Pilates... Faço há quase 2 anos e mudou a minha vida... emagreci cerca de 6 kilos nessa brincadeira! Super recomendo!
    Beijinhos... Au Revoir!

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    1. Que bommmm Paloma, realmente é maravilhoso, minha dor nas costas melhoraram 90%, uma maravilha!!!!
      Beijos!

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