Kefir de leite ou de água - os macrobióticos da saúde




 Olááá
Para você que ama vida saudável e que está sempre pronta para novos sabores e novas descobertas! 

Com certeza já ouviu falar em Kefir?! Mas você sabe para que realmente esse famosos "bichinhos servem?


Kefir - belanaseldie 1








Vou contar minha experiencia com ele para vocês.

Conheci o kefir há muito tempo atrás quando meu marido resolveu tomar o iogurte que ele produz. Na época eu não gostei do sabor ácido e ficava com um pouco de nojo de tomar. Acabei jogando tudo fora. Que dó!!! Anossss depois uma amiga minha começou a tomar e me contou o bem que esses famosinhos fazem para a saúde. Decidi tentar tomar novamente. Mas quis pesquisar muito antes para não cometer o mesmo erro e acabar matando os pobrezinhos.

Descobri que o Kefir é ótimo para tudo.
Segundo a pesquisa que fiz Kefir ou quefir é uma colônia de microrganismos simbióticos ( bactérias ácido - lácticas e acéticas e leveduras) imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Ao todo são cerca de 37 formas de vida dentro desses grãozinhos que fazem um bem danado para a flora intestinal enquanto tratam de várias outras doenças.

Propriedades do Kefir

Cálcio.
Fósforo.
Proteínas.
Vitamina B12.
Magnésio.
Riboflavina (vitamina B2).
Vitamina D.
8 variedades de leveduras
2 tipos de bactérias acéticas
16 tipos de lactobacilos
Aproximadamente 9 streptococci/lactococci
Ácido pantotênico
Ácido fólico
Vitamina B
Vitamina B3
Vitamina B6
Vitamina K,
Carboidratos
Gorduras
Lactase
Potássio
Aminoácidos
Triptofano.
E também contém ácidos orgânicos e peptídeos que auxiliam a saúde.

Benefícios do Kefir 


Problemas Estomacais: O Kefir ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.


Bom para o Fígado: Tem uma importante função referente ao controle de produção da bílis pelo fígado, como também, é indicado como coadjuvante nos casos de hepatite.


Problemas intestinais: Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. Sendo também um aliado no combate à diarreia, constipação intestinal, e inflamações.


Fonte de Cálcio: O Kefir ajuda na construção de ossos fortes é saudáveis, mas também fortalece os dentes, melhora as contrações musculares e até na coagulação sanguínea. A presença do cálcio na composição do Kefir ajuda no combate a osteopenia, osteoporose e reumatismo.


Problemas Respiratórios: Mais uma propriedade importante do Kefir está ligada à melhora nas crises de asma, bronquite e tuberculose, devido o Kefir ser uma bebida probiótica, que ajuda no fortalecimento dos pulmões e na prevenção.


Fortalecimento do Sistema Imunológico: o Kefir possui propriedades anti-bactericidas e vermicidas, com isso as alergias, candidíase e outras doenças oportunistas relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio serão beneficiadas pelo uso do kefir.


Ótimo para a Mente: Devido A presença do triptofano estimula no Kefir o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, ajudando nos casos de depressão e ansiedade.


Ótimo para o Coração: o Kefir Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.


Para os Músculos: O Kefir é Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico. 


Além disso o Kefir ajuda :

A manter a pele saudável.
Estimula o crescimento do cabelo saudáveis.
No crescimento das unhas.
Estimula o sistema imunológico e pode auxiliar no combate ao câncer. 

O Kefir é um probiótico melhor do que o iogurte. O Kefir é uma fonte de vários nutrientes. 



Como cuidar do seu precioso Kefir:
Existe dois tipos de Kefir , o de leite e o de água com açúcar mascavo.



Kefir de agua e leite - belanaselfie


                                                                                                                                                                   * Fotos retiradas da internet



O que eu tenho é o de leite que achei muito mais forte e próprio para quem tem diabetes ( embora não seja o meu caso), visto que não contém o açúcar.


Kefir de água:
Eles se alimentam de açúcar mascavo, mas também se adaptam com saquinhos de chá, rodelas de limão e frutas secas. Depois de pronta, a bebida fica levemente gaseificada e adocicada. Mergulhe o Kefir em um pote de vidro, adicione água e duas colheres de sopa de açúcar mascavo. Reserve em lugar escuro.


Kefir de leite:
Há quem diga que o melhor é o leite integral , mas eu utilizo o leite desnatado e meus "bebês" se adaptaram muito bem. Utilize pote de vidro para armazena-los com leite morno para frio. Eu uso uma colher de sopa de Kefir para 500 ml de leite.

Em ambos os processos , o iogurte fica pronto em
12 , 24 e 48 horas. O sabor vai de menos ácido para mais acido com o poder de soltar, normalizar e prender o intestino respectivamente.

Depois desse período coe em uma peneira comum e guarde o iogurte na geladeira. É interessante que o leite continua fermentando mesmo gelado. Você vai perceber que ele ficara um pouco mais grossinho na geladeira. Utilize colher de plástico ou madeira para manipular o Kefir.

Costumo tomar pela manhã com um pouco de leite porque ainda não me apetece o paladar...kkk mas ele pode ser tomado com frutas, puro, no bolo ou em qualquer outra preparação que desejar


O único problema em conseguir qualquer um dos dois tipos de Kefir é o fato dele não ser vendido e sim doado. Então se você quiser fazer a sua reprodução independente de Kefir vai ter que procurar um doador. 

Mas vale muito à pena correr atrás de um punhadinho de Kefir e garantir a saúde de toda sua família. 

Espero ter ajudado!

Beijão.


Talvez queira rever:

Iogurte caseiro 

Chá de Hibisco



2 comentários

  1. Que interessante! Porque não pode ser vendido? :O
    Parece tao dificil de manipular

    Beijocas!
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei feliz, já tenho meu kefir!!!

    ResponderExcluir