Espinhas aos 30, 40 e 50 anos - Por Que?



 Olá gente bonita!


Está sofrendo com o aparecimento de indesejáveis espinhas mesmo já tendo passado da adolescência?




Quer saber por que e como se livrar delas? 


Em primeiro lugar saiba que isso é mais comum do que você imagina....rsrsrs

E pode surgir em quem jamais teve uma única espinha aos 15 anos.
Ela é chamada de Acne Adulta, com lesões inflamadas, pus, oleosidade e cravos, que podem deixar cicatrizes. 

Ela pode ser resultado do excesso de trabalho das glândulas sebáceas, sensíveis aos hormônios masculinos, que as mulheres também têm em pequena escala. As glândulas estimuladas secretam muito sebo que acaba por obstruir e dilatar os poros, formando cravos. Aí chegam as bactérias e surge a clássica espinha. 


Vale lembrar que alguns casos de acne são causados por produtos cosméticos, como maquiagem muito pigmentada e densa ou cremes para o cabelo. Se esse for o caso, a interrupção de seu uso resulta na melhora da pele. Quem não vive sem make pode optar pelos cosméticos oil-free, ou seja, sem óleo, que são feitos especificamente para peles oleosas.



O tratamento é feito de acordo com cada caso e inclui sabonetes à base de sulfacetamida, ácido salicílico e enxofre; loções adstringentes contendo antibióticos também, como clindamicina e eritromicina; cremes e géis oil free com ácido glicólico e ácido retinóico; antibióticos como Minociclina via oral; Isotretinoina (Roacutan) via oral também é muito efetivo. Os hidratantes devem ser leves, sem óleo, de preferência à base de vitamina C. Porém a utilização desses recursos só podem ser usados com recomendação médica. Por isso não se auto-medique! Consulte um dermatologista de confiança. Enquanto a consulta não chega siga algumas dicas:


- Mantenha a pele sempre limpa, para que os poros fiquem livres de impurezas, reduzindo a quantidade de sebo e evitando a infecção da pele.

- Use protetor solar adequado ao seu tipo de pele diariamente, faça sol ou chuva!
- Evite a exposição direta e intensa ao sol.
- Retire a maquiagem antes de dormir, sempre!
- Beba água.
- Use xampu adequado para controlar a oleosidade do cabelo. Muitas vezes o óleo presente no couro cabeludo escorre sobre a testa, deixando-a mais oleosa e acneica.
- Evite também a franja caindo sobre a testa, o que causa um abafamento no local, não deixa a pele respirar e aumenta a oleosidade. Use produtos adequados para seu tipo de pele.
- Inclua frutas, grãos, vegetais e verduras no seu cardápio para limpar o organismo e melhorar seu funcionamento.
- Evite o estresse praticando esportes.
- Não esprema as espinhas em casa, porque pode espalhar a infecção e gerar cicatrizes.


Elis Mesquita

9 comentários

  1. Sempre tive a pele boa, nada de acne. Mas, sou mega cuidadosa com minha pele. Sempre uso filtro solar, não costumo dormir maquiada e faço limpeza de pele. Tem que se cuidar!!
    Muitos beijos.


    www.juizonacachola.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mana, sempre se cuidando! Parabéns!!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obg Juliana, fico feliz em saber! Agradeço o apoio!

      Excluir
  3. Elis, que legal menina seu blog!!! Você tem alguma dica para manchas no rosto? Como melasma, por exmplo? É um tema muito interessante. Eu tenho esse problema, que as vezes me deixa deprimida quando me olho no espelho. Beijo querida. Parabéns, você sempre tão cheia de novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosiete, tudo bem? Que bom que gostou do blog. Vou me informar sobre e isso e com certeza será publicado aqui no BS, ok ? Bjs amore!

      Excluir
  4. Elis, você tem alguma dica para manchas no rosto? Melasma, por exemplo? E queria saber qual é a dieta você seguiu, se ela é muito difícil de fazer. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rosi, a dieta que fiz foi a Dukan..é um pouco radical mas não é dificil não....te explico tudo direitinho quando a gente se encontrar ok? Bjs

      Excluir
  5. Elis, você tem alguma dica para manchas no rosto? Melasma, por exemplo? E queria saber qual é a dieta você seguiu, se ela é muito difícil de fazer. Beijinhos

    ResponderExcluir